6 de maio

INÍCIO DAS ACTIVIDADES - LARGO
Sábado o dia começou cedo no Largo. A proposta era que cada pessoa escolhesse uma das opções de caminhada/visita guiada. Poderiam ir fazer o trilho com um artista, a performance pela aldeia, uma visita guiada sobre árvores milenares ou que aproveitassem o dia como quisessem, livres e soltos no território de Idanha.

CAMINHADA COM O JUSTIN E OS ARTISTAS
Pela manhã os artistas decidiram juntar-se à visita guiada que o Justin tinha organizado, misturando-se o conhecimento ecológico e artístico numa caminhada pela paisagem de Idanha.

GUSTAVO CIRÍACO
Performance, activado por Ana Trincão
Língua de Terra

Por caminhos terrestres, uma mulher nos leva pela imaginação e pela história compartilhada de uma paisagem - pedaço de lugar, pedaço de céu, unindo desenho, outras vozes e visões, em uma língua de terra.

EVGENIA EMETS
Experiência de arte imersiva
Ser Terra

Um passeio contemplativo de arte e poesia seguindo os marcos naturais da terra, uma instalação e uma cerimónia participativa.

FERNANDO ROUSSADO
Instalação
Bento

"O projeto Bento consiste numa instalação de escultura, num local destinado à caça de javalis. Bento, é o nome de um caçador pseudofictício, que apenas caça aquilo de que precisa para comer."

MAJA ESCHER
Instalação
Interação com giestas e outros seres


Caminhamos. Azinheiras e giestas dão sombra. Xistos e granito dão abrigo:
Na mochila levamos tecidos e cordas. Tinjimos com terra.
Interagimos com canas , ervas , troncos e galhos.
Entrelaçamos , tecemos , cobrimos ; curvamos , dobramos.

Dançamos. As mãos já sabem.

SÉRGIO CARRONHA
Instalação

Ponto Chave
1) fazer o caminho para conhecer
2) refazer o caminho para ter certeza
3) assinalar os pontos chave
4) observar os recursos disponíveis
5) colocar os recursos nos pontos chave
6) consolidar os pontos chave
7) montar depois pintar
8) limpar o que está a mais
9) desfrutar
10) regressar

PETER ZIN
Homenageamos o Peter apresentando uma peça sua "flag cloud word rain" , fabric flags, 2003-2008. Peter é o pioneiro do projecto Idanha-à-Vida. Iniciou os primeiros testes com a plantação de árvores nativas nesta terra no Inverno de 2020/21.

ALEXANDRE DELMAR
Vídeo Instalação
A Fala das Cabras e dos Pastores


O projecto "A Fala das Cabras e dos Pastores" tem como objectivo a investigação e mapeamento da linguagem sonora usada entre os pastores e os seus animais de pastorícia nos vários distritos de Portugal.

Aqui, tenta-se identificar os trejeitos, as vocalizações, a protolinguagem entre diferentes espécies. Recuperam-se os modos e as dinâmicas do primordial e exploram-se lugares de relacionamento entre humanos e animais.

TIAGO LOURENÇO
Caminhada - acompanhado pelo arqueólogo José Cristóvão
Urbs Et Arbos - Raízes Históricas

O percurso Urbs Et Arbos, desenvolvido pelo Projecto Egitânia, é uma abordagem holística à ocupação do território de Idanha-a-Velha, desde a sua fundação romana, até aos dias de hoje.

ALMOÇO - LARGO
No Largo do Espírito Santo reunimo-nos a cada momento de comensalidade. A Comissão de Festas de Idanha-a-Velha preparou um repasto para cada dia e, todos juntos no largo, celebrámos o estar presente neste lugar.

MERCADO LOCAL
No Mercado Local pudemos encontrar uma diversidade de fazeres e conhecimentos feitos por gente da terra. Gastronomia, adufes, cremes e essências.. tudo para o bem estar do
todo.

MARIANA ROOT
Concerto

A memória da terra em canções do agora, originais da cantora e cheias da ancestralidade portuguesa. Beber da fonte, soar as raízes, recriar a palavra e dar-lhe novos trajes.

JANTAR LARGO
No Largo do Espírito Santo reunimo-nos a cada momento de comensalidade. A Comissão de Festas de Idanha-a-Velha preparou um repasto para cada dia e, todos juntos no largo, celebrámos o estar presente neste lugar.

NÃO ÉS TU SOU EU
Baile da Primavera

Entre viras e fandangos, corridinhos e valsas, entre braços no ar e mãos na cintura, o baile de primavera promete aquecer os pés numa viagem coreográfica de norte a sul do país.

Fotografias de Nuno Barroso © Pela Terra