Música

  • Mariana Root

    Mariana Root nasceu no norte de Portugal onde cresceu entre tias, avó, mãe e irmãs, todas elas “cantadeiras” e de nome Rute, que deu origem ao nome artístico da cantora, Root (em inglês raiz).

    São as suas raízes e a riqueza das tradições antiga que a inspiram, e é na co-criação com o presente, que encontra e explora a natureza do seu som.

    Licenciada em Canto Jazz, foi mais tarde nas Américas que presenciou diferentes rituais, cerimónias e oferendas com indígenas naturais da Amazónia e da cordilheira andina, que transportam o seu próprio canto nativo e que transmitiram à cantora uma forma de canto ancestral de um estado humano integrado na natureza.

    De regresso a Portugal, foi nas Beiras que começou a sua relação com a ancestralidade lusa, através das melodias das adufeiras de Monsanto e do Paúl com quem viveu e experienciou a arte do Adufe.

    Com quatro álbuns originais, o último intitula-se de “Lusitana” com a participação especial das Adufeiras da Casa do Povo do Paúl, com percussões tradicionais tocadas pela própria cantautora e onde os trejeitos vocais notoriamente de cunho portugueses já se tornam inconfundíveis.

    Saber mais

  • Não És Tu Sou Eu

    Não És Tu Sou Eu é um trio dedicado à re-interpretação da música tradicional portuguesa em contexto de baile, constituído por Inês Lopes, João Godinho e Pedro Calado. O repertório apresentado resulta de uma pesquisa aprofundada sobre uma vasta coleção de cancioneiros com recolhas de música tradicional portuguesa. Propõem um Novo Baile Português, valorizando e dando a conhecer os estilos coreográficos associados ao repertório nacional.